sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Sudetos

Clique em cima para ampliar.


Trata-se dos boêmios, da chamada Bohemia e da Morávia. Viviam em territórios habitados por alemães, e que junto com outras áreas, integravam o Império Austro-Húngaro, até 1918.




Por isto às vezes consta em relatos que determinadas pessoas teriam vindo da Áustria, outros da Boêmia, e assim por diante. (Claro que houve também imigrações de austríacos, como Treze Tílias, em SC)


Em 1918 foram incorporados à Tchecoeslováquia. Pelo acordo de Munique, em 1938 passaram a ser da Alemanha. Após 1945, voltou-se à situação de antes da guerra, com expulsão dos alemães la residentes.

A partir de 1918 cunhou-se a denominação de "Sudetenland". Atualmente estas áreas, que se espalham ao longo das divisas, fazem parte da República Tcheca .

Pesquisas genealógicas, são difícieis em virtude da destruição de registros. E também é necessário conhecer as renomeações das localidades do alemão para o idioma Tcheco.

Muitos vilarejos, após a segunda guerra mundial, ficaram desertas.

Alem dos que vieram ao Brasil, já antes das guerra mundiais, muitos outros emigraram. Foram também para Argentina, Chile, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Paraguai, Romênia.

Após WWII, sendo expulsos, principalmente Alemanha, Áustria, e Estados Unidos.

Os que imigraram ao Brasil, em 1873 foram para:

1 - São Bento do Sul, SC, originários do südböhmischen Böhmerwald, sul da Boêmia;

2 - Linha Imperial, em Nova Petrópolis, RS que vieram do norte da Boêmia, Isergebirge, Montanhas do Iser.

Uma bisavó minha veio junto (Hillebrand), proveniente de Dittersbach (renomeada Detrichov, na atual República Tcheca). Aliás, 3 dos 8 bisavós são da antiga Bohemia (mais Pfeiffer e Zimmermann).

Para conhecer mais sobre a história destes Boêmios que nada tem a ver com boemia,
assista este vídeo.

Estes imigrantes, tendo à frente Padre Theodor Amstad que os atendia, fundaram a primeira cooperativa de crédito da América do Sul (atual Sicredi, sistema Sicoob). Evangélicos havia mais na sede de Nova Petrópolis.

3 - Linha Isabel, em Venâncio Aires. Também vindos do norte da Boêmia, das proximidades da cidade de Gablonz.

Para ter uma idéia sobre onde houve imigração de sudetos em paises da América (e no mundo),
veja nesta relação.

Adendo: Graças a comentário muito oportuno, constatamos que São Bento do Sul recebeu tambem imigrantes vindos do norte da Boêmia. Conheça detalhes, e mais sobre a história desta cidade neste link.