sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Norte e Sul, diferenças e semelhanças

Imigrantes, quantidade e oktoberfest

Houve imigração de alemães também no Mexico, e paises da América do Sul como Peru, Venezuela, Bolívia, Chile e Argentina, em quantidades menores.

Limitemo-nos aos Estados Unidos e o Brasil, para alguns comparativos.

Quanto ao número, enquanto em torno de 7 milhões com origem germanica imigraram nos Estados Unidos, em torno de 253 mil foram ao Brasil.









No Brasil, salvo algumas colonizações esparsas em outros Estados, a densidade em descendentes de alemães é expressiva nos 3 Estados sulinos: RS, SC e PR, com em torno de 30% da população que tem algum ascendente alemão. SC alcança 35%.



Já nos Estados Unidos,

6 Estados tem em torno de 50%,

13 em torno de 30%; (ou seja, 19 Estados semelhantes aos nossos 3 Estados, RS,SC e PR)

19 acima de 15%, e

13 em torno de 7% a 15%.

Em quantidades absolutas, os Estados da Califórnia, Pensilvania e Ohio, tem mais de 4 milhões de descendentes de alemães cada. Outros 9 Estados, acima de 2 milhões.

Os alemães já estão integrados de tal forma que dificilmente se identificam comunidades germanicas, nos Estados Unidos. Exceto algumas pequenas, com até mais de 75% de descendentes de alemães. Mas várias áreas metropolitanas apresentam como grupo étnico predominante o germânico como:

Cincinatti, Cleveland, Columbus, Indianapolis, Milwaukee, Minneapolis-Saint Paul, Pittsburgh, e St. Louis.

Em muitas destas cidades, como em tantas outras menores, há manifestações culturais alemães, e festas como a Oktoberfest. A exemplo de Cincinatti.

Assim também acontece no Brasil. Seja em Blumenau, Itapiranga, Marechal Candido Rondon, Santa Cruz do Sul, Igrejinha.

Há muitas semelhanças e diferenças, como foram as motivações para as respectivas imigrações de alemães.

Apenas como exemplo, dialetos e mistura de linguagens nos Estados Unidos como aqui estão aos poucos se extinguindo. O sotaque ingles dos texanos, talvez tenha se formado pelo fato de as tres linguas usuais eram o ingles, espanhol e alemão. Um dos lugares no Texas no qual há saudosistas das típicas bandas de música é New Braunfels.

Nenhum comentário:

Postar um comentário