sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Sudetos

Clique em cima para ampliar.


Trata-se dos boêmios, da chamada Bohemia e da Morávia. Viviam em territórios habitados por alemães, e que junto com outras áreas, integravam o Império Austro-Húngaro, até 1918.




Por isto às vezes consta em relatos que determinadas pessoas teriam vindo da Áustria, outros da Boêmia, e assim por diante. (Claro que houve também imigrações de austríacos, como Treze Tílias, em SC)


Em 1918 foram incorporados à Tchecoeslováquia. Pelo acordo de Munique, em 1938 passaram a ser da Alemanha. Após 1945, voltou-se à situação de antes da guerra, com expulsão dos alemães la residentes.

A partir de 1918 cunhou-se a denominação de "Sudetenland". Atualmente estas áreas, que se espalham ao longo das divisas, fazem parte da República Tcheca .

Pesquisas genealógicas, são difícieis em virtude da destruição de registros. E também é necessário conhecer as renomeações das localidades do alemão para o idioma Tcheco.

Muitos vilarejos, após a segunda guerra mundial, ficaram desertas.

Alem dos que vieram ao Brasil, já antes das guerra mundiais, muitos outros emigraram. Foram também para Argentina, Chile, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Paraguai, Romênia.

Após WWII, sendo expulsos, principalmente Alemanha, Áustria, e Estados Unidos.

Os que imigraram ao Brasil, em 1873 foram para:

1 - São Bento do Sul, SC, originários do südböhmischen Böhmerwald, sul da Boêmia;

2 - Linha Imperial, em Nova Petrópolis, RS que vieram do norte da Boêmia, Isergebirge, Montanhas do Iser.

Uma bisavó minha veio junto (Hillebrand), proveniente de Dittersbach (renomeada Detrichov, na atual República Tcheca). Aliás, 3 dos 8 bisavós são da antiga Bohemia (mais Pfeiffer e Zimmermann).

Para conhecer mais sobre a história destes Boêmios que nada tem a ver com boemia,
assista este vídeo.

Estes imigrantes, tendo à frente Padre Theodor Amstad que os atendia, fundaram a primeira cooperativa de crédito da América do Sul (atual Sicredi, sistema Sicoob). Evangélicos havia mais na sede de Nova Petrópolis.

3 - Linha Isabel, em Venâncio Aires. Também vindos do norte da Boêmia, das proximidades da cidade de Gablonz.

Para ter uma idéia sobre onde houve imigração de sudetos em paises da América (e no mundo),
veja nesta relação.

Adendo: Graças a comentário muito oportuno, constatamos que São Bento do Sul recebeu tambem imigrantes vindos do norte da Boêmia. Conheça detalhes, e mais sobre a história desta cidade neste link.

5 comentários:

  1. Prezado Sílvio,

    Apenas para lembrar que os boêmios de São Bento do Sul não vieram apenas do sul. Uma leva considerável de imigrantes do norte da Boêmia, praticamente em igual número, passou a imigrar a partir de 1876 (com três anos de fundação da cidade), depois que acabaram-se os "dispostos a imigrar" no Böhmerwald.

    ResponderExcluir
  2. Caro Sílvio,

    Pesquisas genealógicas são possíveis pois a República Tcheca está digitalizando os registros paroquiais da igreja católica e é possível consultar gratuitamente no seguinte site: http://digi.ceskearchivy.cz/DA?lang=en&menu=0&doctree=1np basta saber o nome atual da vila em tcheco, e isso é fácil, veja neste site: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_historical_German_and_Czech_names_for_places_in_the_Czech_Republic

    Eu encontrei 60 ancestrais diretos que viveram na região desde 1690. Tem que ter muita persistência, eu visualizei mais de 2 mil páginas em 2 meses de dedicação. Vale a pena!

    att,
    Vilmar Hanus

    ResponderExcluir
  3. Atualmente, também, temos o site matriky.soalitomerice.cz com todos os arquivos digitalizados da Boêmia. Encontrei centenas de registros de ancestrais meus nesse site.

    O pioneiro da Linha Isabel, interior de Venâncio Aires (RS), foi meu tetravô Franz Haupt, emigrado em 1873, com o navio Santos, onde navegaram cerca de 500 boêmios.

    Em 1872 já chegou uma leva de boêmios no mesmo navio. A maioria se estabeleceu entre os municípios de Lajeado e Nova Petrópolis, como Arroio do Meio, por exemplo. O único que tenho certeza que veio em 1872 e foi para os lados de Nova Petrópolis foi Thadeus Appelt e sua família. Vincenz Reckziegel ficou por Arroio do Meio.

    Qualquer dúvida estou à disposição, pois tenho muito material que pretendo publicar em um livro em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcio!
      Tenho informações de que meu bisavô veio da Boêmia durante a Guerra do Paraguai, mas tudo acabou se perdendo e nunca mais encontrei algum documento concreto sobre ele. Meu avô nasceu em Santa Cruz ou alguma cidade próxima. Como ele morreu quando meu pai era bebê, perdemos os dados. Você sabe de algo sobre a família Iser?

      Excluir
    2. Dessa família infelizmente não tenho informações. Você tem nomes, datas e cidades para ajudar?

      Excluir