quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ítalo-germanicos - (parte 2/3)

(Link, início - parte 1/3)

2 – Sobrenomes de Famílias Cimbrias

Entre as famílias Cimbri (Zimbern), havia clãs como os Rodeghieri, Slaviero, Nicolussi, Rigoni. Sobre o sobrenome Rodeghiero (ingl.).

Sendo muito numerosas estas famílias, passaram a adotar um segundo nome, proveniente dos cônjuges nos casamentos (da mesma etnia ou não). Alem disto, os sobrenomes foram italianizados, especialmente a partir da unificação da Itália.

Exemplo evolução de sobrenomes (Cimbri): Slaviero → GioppoNo ano 1000 d.c. vieram do sul da Alemanha (Bavária) populações que se estabeleceram no Altiplano de Asiago,e em Rotzo e estabelece uma família de nome "Slaviero",que em muitos anos se familizaram entre eles e 85% dos habitantes eram de nome "Slaviero" que para diferenciar-se entre os destinos ramos familiares tinham certas comparações:
Os Slaviero "Gritt",os Slaviero "Pra" , entre muitos os Slavieros "Jop". a palavra "Jop" se pronuncia "Giop", e muitos se chamavam "Giopi". Johannes Job tinha um filho em 1597,e o pároco do povo de Rotzo batizou como GIOVANNI DI GIOPI e é o primeiro que mora em Chiuppano.onde tem uma filha em 1631 chamada MADDALENA GIOPPO tendo outros filhos mais.”


Outro exemplo de como ao longo do tempo se juntaram sobrenomes: Rodeghiero(Destaquei no parágrafo, Cheberle).
Per superare i casi di omonimia, anche al cognome Rodeghiero vengono aggiunti nel tempo alcuni soprannomi; nella riunione dei Capi Famiglia tenutasi nella Chiesa arcipretale di Asiago il 30 ottobre 1910, troviamo i seguenti: Resciar, Moselan, Cheberle, Runz, Tabio, Nichel, Caldana [32]. A questi sono da aggiungere: Bardoa, Feri, Folo, Giochele, Parigin, Polenton, Spera, Vestar.”
Embora nem todos os que são portadores de um determinado sobrenome tenham alguma relação como este povo, encontramos em diversas fontes vários tais como:

Dall'Olio,Mosele, Bonomo, Carli, Finco, Rossi, Barbieri, Sartori , Bau (Nicolussi ~2/3 da pop. de Luserna, Slaviero, Rodrighiero, Rigoni) Azzalini, Bottega, Ciprian, De Conti, De Luca, Battistin, Zanette, Peterle, Fachin, Bona, Gandin, Bortoluzzi, De Marchi, Padovan, Calvi, Basso, Polito, Dazzi, Brandalise, Fabbris, Casagrande, Hofelt, Grillo, Benedetti, Bonato, Gandin, Martello, Laser, Martello,Spillari, Cunico, Alberti, Molinari, Veronesi, Dal Bosco, Piazolla.

Há tambem como exemplo, Tagliari, em Getúlio Vargas, RS oriundos de Gallio, Comuna de Aziago, Provincia de Vicenza. Outra é Dal Pozzo.
Como dissse, temos assim uma minoria dispersa, com alguma ascendência germanica, em meio aos ítalo-brasileiros e americanos. Certamente muitos dentre os próprios desconhecem estes detalhes. Mas, podem estar entre os que procuram manter as tradições trazidas da itália, da região do Veneto, que já refletem as contribuições das várias culturas que as moldaram. Exemplo de algo típico? Asiago, das comunidades Cimbri, é mundialmente conhecida devido a seus queijos “Asiago”, com Designação de Origem Protegida.

Interessante um artigo escrito por brasileiros, publicado em Luserna, onde mais é preservado o idioma Zimberisch. Indica que já há uma maior atenção a estas peculiaridades relativas aos imigrantes que de lá vieram. E mencionam o Circolo Vicentini, como uma forma da expressão cultural na qual se incluem estes descendentes. Da mesma forma, há o Circolo Veronesi, e Circolo Trentino. São associações que congregam descendentes de oriundos destas Províncias da Itália. O que constatamos é simplesmente o fato de haver sob nomes italianos vários integrantes destes grupos que tem algum ascendente germânico, em seu histórico de onde vieram.E ainda, que isto é até imperceptível face ao mútuo aculturamento, pelo qual em cada Circolo “todos cantam as mesmas canções”.

Atualizando: Interessante confirmação de Slaviero, e imigrantes descendentes de Cimbri no RS, neste vídeo.

Há situações curiosas, como este nome misto num registro de empresas:

Alessandro Schermenzerich Rossi (na sétima linha).

Rossi é um sobrenome muito comum (porque tem seu significado em característica pessoal) e corresponde a famílias diferentes sem o mínimo parentesco ente si.

Já neste caso, é interessante ver que entre os Cimbri, tambem há Rossi. E o endereço da mencionada empresa individual é em Verona, região das 13 comunas onde se falava o Zimberisch. Então é alta a probabilidade de Schermenzerich ser deste dialeto (ou similar).

Diversos registros da presença de Rossi entre os Cimbri:
Rossi, no Asiago ... exército da República das 7 Comuni
Nicolussi RossiValstagna ed Asiago, viene specificato che: "cinque famiglie (quattro di cognome Baù ed una Rossi)I CONSIGLIERI COMUNALI DELLA LISTA CIVICA “PER ASIAGO”Lobbia Antonio, Rossi Silvia, Gattolin Francesco, Del Giudice Luciana, Paganin Corrado
Rossi, pg 28, pg 41 (em Luserna)

Numa busca Google: Schermenzerich, alem do mencionado Rossi,
mais um somente:
1. Genealogia CHEBERLE
171, batizado “Schermenzerich”, era construtor [...]

São dados raros, porque pouco publicados e relativos a minorias.

(Continuação - parte 3/3)

7 comentários:

  1. Ola' sou Spillari e confirmo as informaçoes no Blog. Spillari, assim como Spilari, Spilare, Spillare ou Spillere sao italianizações do original cimbrico SPILLER.

    blog de familia
    http://familiaspillari.blogspot.com/

    Att

    Robby

    ResponderExcluir
  2. Ótimo recebermos uma confirmação de um descendente, pesquisador interessado nestes detalhes.

    Interessantes os dados que constam em seu blog, sobre estes ramos da família, ilustrando bem sobre como surgem variações nas grafias dos sobrenomes.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Ainda hoje na zona dos 7 comunes cimbricos no Alto Piano de Asiago se fala o antigo dialeto cimbri, existem algumas divergências de opiniões quanto a maneira que eles se fixaram em território italiano. Fato é, no caso de meus ancestrais por ex. começaram a abandonar a região na época qual a peste negra chegou ao local, acredita-se que devido a pronuncia "Spiller" em "Spilla" e a pluralização típica dos sobrenomes na itália, tenha nascido a escrita Spillari/e.

    https://clubedeautores.com.br/book/126048--Familia_Spillari__Bea_Poenta

    Att

    ResponderExcluir
  4. Gioppo ....www.gioppo.net e sua historia pesquisado por Manolo Gioppo....

    ResponderExcluir