quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ítalo-germanicos - parte 3/3

(Link ao início - parte 1/3)


3 – Rota através dos Alpes

Os romanos construíram a Via Cláudia Augusta, uma ligação transalpina, entre o que hoje é o sul da Alemanha e a região doVeneto, no norte da Itália. Ou entre o rio Pó, e o rio Danúbio, atravessando os Alpes.

Foi utilizada durante séculos. Inclusive devem ter migrado através dela os bávaros que se tornaram os Cimbri nas 7 comuni em Vicenza, e 13 comuni em Verona, entre outros.

Entre as famílias no Asiago, já vimos o sobrenome Cheberle, como exemplo. A probabilidade de que veio como Keberle é plausível. Em italiano não há o uso da letra “k”. E, ainda hoje, conforme a distribuição deste sobrenome na Alemanha, o maior número de pessoas Keberle vivem em Landsberg am Lech. Veja pelo mapa que a Via Claudia Augusta passa por Landsberg!

Na mineração, tinham suas raízes no alemão a maior parte das expressões que eram utilizadas, mesmo as escritas em latim. Isto consta da história, entre outros, do bispado de Trento. Como exemplo há em Vicenza o nome do local Ruschel = Roschel, cujo significado pesquisamos a propósito de sobrenomes nestas duas grafias, de imigrantes provenientes da Alemanha.



(Clique para ampliar)



Observe no mapa relativo à Via Cláudia Augusta


1 – Região a oeste do rio Isar, afluente do rio Danúbio, de onde saíram migrantes, que seriam denominados Zimbarn. (Entre as migrações ao longo do tempo, como do Tirol)


2 – Região na qual se instalaram estes, nas atuais Províncias de Vicenza e Verona.

Atualmente, a rota da Via Cláudia Augusta serve a fins turísticos, para ciclismo e caminhadas.

Vídeo (alemão), relato sobre a Via Cláudia Augusta.

Aventura, de bicicleta, vídeo (em alemão) iniciando na Floresta Negra, para entrar então na Via Cláudia Augusta.

Via Cláudia Augusta, trecho na Baviera. Deutsche Welle, em portugues.


Ciclismo, (português) rota Via Cláudia Augusta.

Ciclistas brasileiros, parte I, Parte II

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário