domingo, 2 de outubro de 2011

Alemães, quais?

Estamos habituados a relacionar tudo o que se refere a “alemães”, à Alemanha.

Quanto a “Alemães nas Américas”, cabe esclarecer que a referência é à etnia alemã ou germânica. Germânicos, falando algum idioma alemão.

Imigrantes de fala alemã chegaram ao Brasil e outros países da América, antes da formação do Império Alemão. Bem como de outras regiões e países fora da área geográfica hoje abrangida pela Alemanha. Na situação atual, estas regiões estão localizadas em vários países, que passaram por transformações diversas.

A Alemanha é a mais importante, com o maior contingente de imigrantes vindos de Estados que hoje a integram. Mas outros vieram de regiões do Império Austro Húngaro, regiões hoje situadas na República Tcheca, na Áustria, na Suíça, na Hungria, ex-Iugoslávia (Croácia), Romênia. E outros ainda, da Rússia.

Muitas das regiões de origem dos imigrantes eram zonas de disputa entre potências políticas, ainda que de convívio pacífico e conflitos administrados entre povos vizinhos de diferentes etnias. Assim, no meu caso para ilustrar, 3/8 vieram da Boêmia região de convívio entre germânicos e eslavos, e alternância de domínio administrativo e cultural (~700 anos austríaco). Isto na fronteira leste. E os demais, da fronteira oeste, do Saarland . Ali o convívio era com os franceses, de língua latina, e houve a alternância de domínio entre França e Alemanha.

História de muitos séculos é a de outro grupo constuituido pelos descendentes de Bávaros e Tiroleses, que vieram às Américas vindos da atual região do Veneto da Itália. Veja em ítalo-germanicos.

Cada descendente encontra nas buscas, peculiaridades que diferenciam seu caso daquele de outros. Seja em relação à proporção de seus “genes germanicos” seja quanto às regiões de origem.

Meus próprios descendentes já terão uma história individual bem diversa da minha.

Sobre o que facilita buscas, veja sob o título “Grupos por Afinidades
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário